Grupo Cultural Luz do Amanhecer

GRUPO CULTURAL LUZ DO AMANHECER

FREVO


A História do Frevo
  O Frevo é um ritmo derivado da marcha, do maxixe e da capoeira, em compasso binário ou quartenário, dependendo da composição, de rítmo sincopado. É uma das danças mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro. A comunicabilidade da música é tão contagiante que, quando executada, atrai os que passam e, empolgados, tomam parte nos folguedos. E é por isso mesmo, uma dança de multidão, onde se confundem todas as classes sociais em promiscuidade democrática. O frevo tanto é dançado na rua, como no salão.
 O frevo é rico em espontaneidade e em improvisação, permitindo ao dançarino criar, com seu espírito inventivo, a par com a maestria, os passos mais variados, desde os simples aos mais malabarísticos, possíveis e imagináveis. E, assim, executam, às vezes, verdadeiras acrobacias que chegam a desafiar as leis do equilíbrio. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

TIPOS DE FREVO
   Na década de 30, surge a divisão do frevo em três tipos:

Frevo de Rua  
  O frevo de rua é exclusivamente instrumental, sem letra. É tocado por orquestra instrumental, sem adição de nenhuma voz cancionando, feito unicamente para se dançar. Este estilo tem as modalidades de frevo de abafo (predominância de instrumentos de metal), frevo coqueiro (com notas agudas, curtas e andamento rápido), frevo ventania (semicolcheias, com linha melódica bem movimentada) e frevo de salão (um misto dos três).
Frevo Canção
  É derivado da ária (composição musical escrita para um cantor solista), tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos de rua. É seqüenciado por uma introdução forte de frevo, seguida de uma canção, concluindo novamente com frevo.




Letras do Frevo
Frevo da Saudade
Composição : Nelson Ferreira

Quem tem saudade não está sozinho
tem o carinho da recordação
por isso quando estou mais isolado
estou bem acompanhado com você no coração
Um sorriso,
um abraço e uma flor
tudo é você na imaginação
serpentina ou confete, carnaval de amor
tudo é você no coração
você existe como um anjo de bondade
e me acompanha nesse frevo de saudade.
 
Trombone de Prata
Ouvi dizer que o mundo vai-se acabar,
Que tudo vai pra cucuia,
O sol não mais brilhará.
Mas se me derem
Um bombo e uma mulata,
E um trombone de prata,
O frevo bom viverá.
Pode acabar a vergonha,
Pode acabar o petróleo
Pode acabar tudo enfim,
Mas deixem o frevo pra mim.
Frevo de Bloco
  O frevo de bloco é executado por Orquestras de Pau e Corda. Suas letras e melodias, muitas vezes interpretadas por corais femininos, geralmente trazem um misto de saudade e evocação.